Trem-bala entre RJ e SP terá licitação no 2° semestre

Brasília, 3 jun (EFE).- O Governo convocará uma licitação internacional para a construção de um trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo durante o segundo semestre do ano.

EFE |

As obras, cujo custo está calculado em US$ 11 bilhões, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobre o qual a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresentou hoje um balanço.

Sobre o trem de alta velocidade, Dilma ressaltou que a empresa responsável pela obra será obrigada a fazer uma transferência de tecnologia, condição-chave na licitação.

Dilma explicou que, até agora, do total do PAC, que foi anunciado em 2007 e contempla investimentos em infraestruturas de US$ 234 bilhões até 2010, foram executadas 15% das obras.

"Estamos em um nível bastante razoável de conclusão", disse a ministra, que explicou que 62% dos trabalhos estão em execução, outros 12% em fase de licitação e 11% em projeto.

Dilma destacou que desde 2007 foram construídos 4.300 quilômetros de estradas, que representam pouco menos de 10% dos 44 mil quilômetros previstos no programa.

"O balanço é extremamente positivo", disse a ministra, embora tenha reconhecido que em certas áreas existam demoras significativas, que atribuiu em sua maioria às empresas.

No entanto, Dilma assegurou que o Governo "tomará as providências necessárias" para acelerar as obras que estão atrasadas e conseguir que o PAC "se aproxime o máximo possível das metas de execução". EFE ed/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG