Um trem para lembrar a ação do britânico Nicholas Winton, que salvou 669 crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria da antiga Tchecoslováquia, partiu nesta terça-feira de Praga para Londres.


Veja no infográfico como começou a 2ª Guerra Mundial Segunda Guerra

Nicholas Winton, que faria 100 anos nesta terça-feira, organizou entre março e agosto de 1939 vários comboios para a Grã-Bretanha para salvar crianças ameaçadas de envio para campos de concentração nazistas.

Batizado de "Winton Train", o trem histórico partiu da Estação Central de Praga para fazer o mesmo trajeto dos comboios organizados por Nicholas há 70 anos.

O trem chegará a Londres no dia 4 de setembro, e entre os passageiros estão algumas das "crianças de Winton" e seus descendentes, que atualmente vivem em diversos países, incluindo Grã-Bretanha, Israel e Canadá.

AP

O históricol "trem de Winton'' deixa a principal estação de trem de Praga,
nesta terça, aniversário de 70 anos do começo da Segunda Guerra

O trajeto é acompanhado por estudantes e cineastas, que farão um documentário sobre a ação de Winton.

Uma estátua em homenagem a Nicholas Winton, chamado de "Schindler britânico", em referência ao industrial alemão que salvou mais de mil judeus durante o Holocausto empregando-os em suas fábricas, foi inaugurada na Estação Central de Praga pouco antes da partida do trem.

Assista à reportagem sobre os 70 anos da 2ª Guerra Mundial:




Leia mais sobre 2ª Guerra Mundial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.