Schindler britânico chega a Londres - Mundo - iG" /

Trem especial em homenagem ao Schindler britânico chega a Londres

Londres deu as boas-vindas nesta sexta-feira ao trem de Winton, um comboio em homenagem a um britânico que, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, organizou o resgate e salvou 669 crianças, em sua maioria judias, levando-as da ex-Tchecoslováquia para a Grã-Bretanha.

AFP |

AFP

Nicholas Winton recebe sobreviventes e trem que salvou
centenas de crianças durante a Segunda Guerra Mundial

O próprio Sir Nicholas Winton, um ex-corretor da Bolsa atualmente com 100 anos, recebeu o trem a vapor procedente de Praga.

O comboio formado por vagões verdes da época transporta 22 dos chamados "meninos de Winton", familiares, estudantes e organizadores da homenagem.

Depois de quatro dias de viagem via República Tcheca, Alemanha, Holanda e um trajeto em ferry para a Inglaterra, o trem chegou à estação londrina de Liverpool Street ao som de uma orquestra.

AFP

Menina com trajes da época caminha ao lado do "trem Winton"

"É muito mais difícil do que foi há 70 anos", brincou Nicholas Winton, animado, apesar de sua dificuldade para andar.

Em 1938, Winton ia esquiar com um amigo, mas este pediu que se reunisse com ele em Praga. Ao ver o desespero de milhares de refugiados da ocupação nazista, resolveu agir e voltou a Londres, onde começou a organizar comboios de crianças e procurar famílias que as acolhesse na Inglaterra.

Nicholas Winton é chamado de "Schindler britânico" em referência ao empresário alemão que salvou centenas de judeus dando-lhes trabalho em sua fábrica, conforme narrado pelo cineasta Steven Spielberg no filme "A lista de Schindler".



Leia mais sobre trem Winton

    Leia tudo sobre: judeussegunda guerra mundialtrem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG