Trem de alta velocidade atropela e mata 12 pessoas na Espanha

Segundo testemunha, passagem "abarrotada" fez com que jovens invadissem trilho

iG São Paulo |

Ao menos 12 pessoas morreram na noite de quarta-feira quando um trem de alta velocidade atingiu um grupo de jovens que cruzavam os trilhos em uma estação no nordeste da Espanha. Outras 14 pessoas estão feridas, três delas em estado grave, segundo o governo.

O acidente na estação de Castelldefels Playa, próxima a Barcelona, aconteceu por volta das 23h30 local (18h30 de Brasília) As vítimas, a maioria jovens, participavam da festa de San Juan (São João), que se realiza todo dia 23 de junho na Cataluña, com queima de fogos, shows e dança.

A estação tem uma passagem subterrânea para pedestres, mas os jovens decidiram atravessar pelos trilhos e foram pegos de surpresa. A linha foi fechada após o acidente e a polícia isolou o local para facilitar o trabalho das equipes de resgate, segundo a imprensa local.

O trem de alta velocidade seguia de Alicante para Barcelona e o acidente não deixou qualquer ferido a bordo da composição.

"Estação lotada"

Marcelo Carmona, um boliviano testemunha do acidente, disse que a passagem de saída da estação da localidade de Casteldefells estava "abarrotada", o que fez com que muitas pessoas fossem para a via férrea. De acordo com a testemunha, "o trem no qual íamos estava muito cheio de gente, centenas de pessoas, sobretudo jovens e adolescentes".

"Eu estava com minha família e fiquei para trás quando abriram as portas. Os jovens saíram rumo à passagem subterrânea, mas ela é muito estreita e ficou lotada rapidamente. Então várias pessoas invadiram as vias. O trem chegou a toda velocidade, tocou a buzina várias vezes e em poucos segundos tudo estava cheio de corpos", explicou.

Segundo a testemunha, a única maneira de atravessar a estação em direção à praia onde acontecia a festa era uma "estreita passagem subterrânea", pois a passarela da estação - uma passagem elevada - está fechada.

* Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: Espanhaacidente de trem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG