Trem com lixo nuclear chega à Alemanha

Comboio foi detido temporariamente por manifestantes que bloquearam a linha férrea e enfrentaram a polícia

AFP |

Um trem com resíduos radioativos chegou nesta segunda-feira à estação ferroviária de Dannenberg, norte da Alemanha, após três dias de viagem e muitos protestos.

A carga nuclear, que partiu da França na sexta-feira e permaneceu bloqueada durante a noite de domingo pelos manifestantes, chegou ao terminal de Dannenberg às 9h25 locais (6h25 de Brasília).

O comboio entrou em uma estação de descarga, onde durante várias horas os contêineres serão levados para caminhões, para percorrer por estrada os últimos 20 quilômetros até o local de armazenamento da mina de Gorleben.

O trem permaneceu bloqueado durante toda a noite a 25 quilômetros de Dannenberg, com 3 mil militantes antinucleares ocupando a via férrea.

O comboio retomou o percurso às 8h20 (5h20 de Brasília), depois que a polícia retirou os manifestantes do local. Este é o 12º comboio desde 1995 que transporta para a Alemanha resíduos nucleares alemães tratados na França. A mobilização dos opositores nunca havia sido tão grande como a de domingo, quando os manifestantes enfrentaram a polícia.

    Leia tudo sobre: alemanhafrançatremlixo nuclearprotestos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG