Trégua entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza entra em vigor

A trégua entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza entrou em vigor às 03H00 GMT (00H00 Brasília) desta quinta-feira, informou o movimento radical islâmico, que controla este território palestino.

AFP |

"A trégua acaba de entrar em vigor, às 06H00 local", declarou à AFP o porta-voz do Hamas Sami Abu Zuhri.

"O Hamas está determinado a respeitar o acordo e a garantir seu sucesso", destacou.

Pouco antes do início da trégua, um palestino morreu atingido por disparos israelenses na Faixa de Gaza, informaram fontes médicas palestinas.

A vítima foi morta por disparos realizados pelo Exército hebreu em Johr Al-Dik, ao sul da cidade de Gaza, no centro da Faixa, segundo as mesmas fontes.

O Exército israelense não fez qualquer comentário sobre o início da trégua, mas disse à imprensa para perguntar ao porta-voz do governo sobre o assunto.

As rádios pública e militar de Israel confirmaram o início da trégua às 06H00 local.

Segundo a rádio pública, o Exército "não recebeu ordens precisas sobre como reagir em caso de violação da trégua" por parte dos palestinos.

Além do fim dos disparos de foguetes contra Israel e da suspensão dos ataques aéreos israelenses contra objetivos na Faixa de Gaza, a trégua prevê a suspensão progressiva do bloqueio imposto pelo Estado Hebreu ao território palestino, de 362 km2 e onde vivem 1,5 milhão de pessoas.

A trégua foi negociada com a mediação do Egito, já que Israel se negou a dialogar diretamente com o Hamas, que qualifica de organização terrorista.

O calendário da trégua prevê a reabertura progressiva, a partir desta quinta-feira, de várias passagens entre Israel e Gaza, fechadas desde que o Hamas assumiu o poder no território, há um ano.

ezz/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG