Trégua em Gaza completa terceiro dia com pequenos incidentes

Gaza, 21 jun (EFE).- A trégua entre Israel e as milícias palestinas na Faixa de Gaza completou hoje três dias, com registros de pequenos incidentes.

EFE |

As milícias armadas da faixa territorial não violaram o cessar-fogo neste período e não lançaram foguetes artesanais nem morteiros.

Ontem, o Exército israelense protagonizou dois pequenos incidentes que não deixaram vítimas, informaram hoje fontes das forças de segurança palestinas.

Um deles aconteceu quando vários soldados israelenses dispararam contra agricultores palestinos que se aproximaram da fronteira. Além disso, vários pescadores palestinos foram alvejados pela Marinha israelense quando trabalhavam a uma distância maior que a permitida.

Israel abrirá amanhã os postos fronteiriços comerciais de Gaza, informou hoje Ihab al-Ghussein, porta-voz do Hamas no Ministério do Interior de Gaza.

Nos primeiros momentos da trégua, disse Ghussein, Israel permitirá a entrada de produtos para o atendimento de 30% das necessidades na Faixa de Gaza.

"Antes da trégua, só entrava o equivalente a 7% das necessidades da Faixa", afirmou.

Conforme declarou, passados dez dias desde o começo do cessar-fogo, Israel vao permitiar a entrada de uma maior variedade de produtos na região.

Hoje, os fornecedores de combustível de Gaza reclamavam que, após três dias de trégua, Israel continua deixando entrar quantidades mínimas de combustível.

Apesar de o cessar-fogo transcorrer sem maiores incidentes, o Hamas deixou claro que negociar com Israel está fora de questão e que nunca reconhecerá "o inimigo".

"O inimigo sionista tem que reconhecer os direitos do povo palestino", declarou hoje Ismail Radwan, porta-voz do movimento. EFE Sar/rb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG