Tratamento contra vício em cocaína acelera perda de peso

A vigabatrina, medicamento utilizado para combater o vício em cocaína, e a metanfetamina fizeram ratos de laboratório emagrecer rapidamente, de acordo com um estudo de pesquisadores americanos divulgado nesta quarta-feira.

AFP |

Ratos geneticamente modificados para se tornarem obesos perderam até 19% de seu peso total, enquanto que os animais normais emagreceram de 12% a 20%, após um tratamento de curta duração com vigabatrina, relataram os cientistas responsáveis pelo trabalho.

"Esses resultados parecem mostrar que a vigabatrina induz a um estado de saciedade nesses animais", comentou Amy DeMarco, principal autora do estudo e pesquisadora do Brookhaven National Laboratory, que integra o Departamento de Energia americana.

Pesquisas prévias realizadas no Brookhaven National Laboratory, de Upton (Nova York, nordeste), permitiram revelar uma relação estreita entre a obesidade e o vício, com mudanças similares no cérebro dos obesos e dos dependentes químicos.

A vigabatrina é, atualmente, objeto de um estudo clínico de fase 2 contra o vício em cocaína e a metanfetamina autorizado pela Food and Drug Administration (FDA, a agência americana que regula o setor de remédios e alimentos).

Esse estudo foi divulgado pela edição on-line do periódico "Synapse".

js/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG