Transparência Internacional: compra de votos e intimidação na votação paraguaia

A organização Transparência Internacional, que observa as eleições paraguaias deste domingo, denunciou ter comprovado que houve compra de votos e distribuição de dinheiro em locais de votação, e também que há representantes do Partido Colorado em situação intimidatória.

AFP |

"Foi comprovada a compra de cédulas e distribuição de dinheiro nos mesmos locais de votação", denunciou Pilar Callizo, observadora da Transparência Internacional, no canal 4 local.

"Além disso, há comandos do Partido Colorado dentro e em frente aos locais de votação, criando uma situação intimidatória", continuou.

"Os policiais atuam de forma muito temerosa diante da participação dos representantes colorados", afirmou. "As pessoas se sentem muito indefesas quando a polícia não age diante dessa atitude intimidatória".

O Partido Colorado está ameaçado de perder o poder, após 60 anos initerruptos de governo, incluindo os 35 de ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989).

O ex-bispo esquerdista Fernando Lugo, da Aliança Patriótica pela Mudança (APC), tem grandes chances de sair vencedor das eleições deste domingo, derrotando a candidata governista Blanca Ovelar e o general reformado Lino Oviedo.

pz/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG