Transnístria reconhecerá regiões georgianas se houver regra de seu conflito

Moscou, 31 ago (EFE).- O presidente da autoproclamada república da Transnístria, Igor Smirnov, disse hoje que o reconhecimento da independência da Abkházia e da Ossétia do Sul por parte da Rússia tem um papel importante na regra do conflito entre a Transnístria e a Moldávia.

EFE |

"Este ano se transformou em um precedente, não só porque a Rússia reconheceu as independências da Ossétia do Sul e da Abkházia, mas também porque todos ficaram convencidos do caráter pernicioso da postura dos Estados Unidos de querer consolidar um mundo unipolar", disse.

Segundo Smirnov, "a via para a regra do conflito entre a Moldávia e a Transnístria passa pelo reconhecimento por parte desse país da República Moldávia da Transnístria", e ressaltou que "não há outra saída".

A população de Transnístria já expressou sua vontade sobre o futuro dessa região separatista moldávia, lembrou, durante a tradicional entrevista coletiva prévia ao Dia da Proclamação da República Moldávia da Transnístria, em 2 de setembro.

"Há dois anos, ocorreu um plebiscito no qual o povo se pronunciou a favor da independência da República Moldávia da Transnístria e de sua futura entrada na Rússia. Para nós, o plebiscito é uma lei suprema", ressaltou, segundo a agência "Interfax". EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG