estrela exposição sobre identidade em Londres - Mundo - iG" /

Transexual pioneiro estrela exposição sobre identidade em Londres

Uma exposição que explora questões de identidade sexual foi aberta em Londres tendo como destaque uma seção sobre uma das primeiras britânicas a trocar de sexo, a ex-modelo e atriz April Ashley. Ashley, hoje com 74 anos, passou pela operação nos anos 1960, quando essa ainda era uma decisão quase impensável na Grã-Bretanha.

BBC Brasil |

"Eu tive de assinar um documento absolvendo o médico em caso de morte", disse ela à BBC. "Fiquei muito doente, mas era a pessoa mais feliz do mundo. Porque de repente o seu corpo está de acordo com sua mente."
A história de Ashley, ou George Jameson, quando nasceu, em 1935, é um dos destaques da exposição que abriu em Londres sobre a questão da identidade. Ela acabou se tornando uma modelo de sucesso, inclusive aparecendo em capas da revista "Vogue".

"O que eu gostaria de passar é a mensagem de que você pode ser quem você é. Mas seja com alegria, seja feliz e nunca desista. Seja terrivelmente corajosa, porque isso sim é necessário."
O Projeto Identidades, da organização Wellcome Trust, se estenderá pelos próximos nove meses e incluirá diversos eventos, como exposições, performances ao vivo e exibições em diversos de suas sedes.

Tendo como base os dez anos do que considera dois marcos nessa discussão - o Projeto Genoma, que em junho de 2000 mapeou os genes humanos, e o Big Brother, o reality show que estreou na Grã-Bretanha há uma década atraindo a curiosidade humana para 'se ver' na TV -, o projeto pretende ajudar os espectadores a "conhecer um pouco mais de nós mesmos".

O tema será explorado, por exemplo, em exposições de gravuras de pacientes de hospitais psiquiátricos, peças de teatro e de rádio, exposições fotográfica em colaboração com dez artistas, documentários e discussões sobre a influência do DNA na autodefinição de cada indivíduo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG