Paris, 28 mar (EFE).- A Torre Eiffel, que nesta terça-feira, 30 de março, completa 120 anos, será repintada, mas na mesma cor de bronze atual.

O monumento, erguido pelo engenheiro Gustave Eiffel e inaugurado em 1889, receberá sua 19ª pintura desde 120 anos atrás, tarefa da qual serão encarregados 25 pintores.

Eles pintarão em cima da tintura que permanece, da qual o ar e a erosão se encarregam de eliminar a maior parte.

Ainda assim, o trabalho exigirá 60 toneladas de tintas, além de 50 quilômetros de cordas de segurança, dois hectares de redes de proteção, 1.500 broxas de pintura, 5.000 discos abrasivos e 1.500 macacões, como informa o site da Torre Eiffel (http://www.tour-eiffel.fr).

A nova pintura será apresentada já no dia seguinte, quarta-feira, 31 de março, dia de seu aniversário.

A torre é pintada novamente a cada sete anos, exigindo que a equipes de profissionais escale seus 324 metros, formados por 18.038 peças metálicas, presas por 2,5 milhões de parafusos.

Suas 10,1 mil toneladas de ferro suportam ainda o peso das pinturas anteriores -calculadas em cerca de 250 toneladas- e, por isso, em alguns pontos, é possível ver restos de suas cores antigas.

O bronze atual é apenas uma das cores com as quais se pintou nos últimos 120 anos o símbolo de Paris, que começou com um vermelho veneziano e que chegou a ter tons amarelados e alaranjados. EFE jam/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.