Tornados nos EUA deixam pelo menos 16 mortos

Tempestades acompanhadas de ventos acima dos 100 km/h derrubaram árvores, postes e deixaram vítimas no sudeste do país

iG São Paulo |

As fortes tempestades acompanhadas de tornados que avançam em direção ao norte da costa leste dos Estados Unidos já deixaram pelo menos 16 mortos, segundo informou a imprensa local neste domingo. 

A ameaça de chuva forte, com queda de ganizo e rajadas de vento acima dos 100 km/h continua. Especialistas prevêm tornados, principalmente, em partes do sudeste e meio oeste do país.

Na madrugada deste sábado, as autoridades da Geórgia emitiram um alerta de tornado depois das  tempestades que atingiram a faixa sul do estado terem derrubado árvores e postes de energia.

AP
Tornados provocaram queda de árvores e destruíram casas e carros em Oklahoma

O sistema de tempestades originado no centro dos Estados Unidos chegou, na sexta-feira, aos estados do sudeste: norte do Mississipi, Alabama e a região central do Tennessee, segundo indicou o Serviço Meteorológico Nacional.

O governador do Alabama, Robert Bentley, declarou estado de emergência após receber informação que vários tornados tinham atingido pelo menos seis condados, segundo informações da rede de televisão "CNN". Nos condados de Sumter e Marengo as tempestades deixaram um morto e diversos feridos.

A polícia informou que outras três mortes ocorreram no condado de Autauga após árvores caírem e destruírem casas da região. A porta-voz da Agência para a Gestão de Emergências do Alabama, Yasamie August, indicou que houve outras três mortes no condado de Washington.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas de tornado no Alabama para as cidades de Geiger, Panola, New West Green e Pleasant Ridge.

As autoridades estão preocupadas com um evento em Talladega Superspeedway no Alabama, que reúne 30 mil pessoas em acampamentos e caravanas durante o fim de semana para poder acompanhar as corridas de carros.

No Mississipi foi declarado alerta em 14 condados, sendo que em um deles, Greene County, houve um morto e seis feridos. A cidade de Clinton sofreu danos por causa de um tornado, que danificou pelo menos 20 veículos. Mas, segundo a prefeita, Rosemary Aultman, não houve vítimas. 

*Com EFE

    Leia tudo sobre: climaestados unidostornadostempestades

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG