Tornados deixam ao menos 22 mortos nos EUA

ATLANTA - A série de tornados e tempestades que arrasaram várias regiões dos estados americanos de Oklahoma, Kansas, Missouri e Geórgia entre sábado e este domingo já deixaram ao menos 22 mortos. As estimativas são da rede de televisão CNN.

Redação com agências internacionais |

Segundo a "CNN", o tornado atingiu, na tarde de sábado, o condado de Ottawa, em Oklahoma, e deixou sete mortos e várias casas danificadas. Próximo dali, em Picher, Oklahoma, várias pessoas estavam desaparecidas.

A rede norte-americana de notícias acrescentou que várias pessoas ficaram feridas quando outro tornado sacudiu as cidades de Seneca e Neosho, próximas à fronteira entre Missouri e Kansas.

O departamento de emergências do Missouri informou que pelo menos 12 pessoas morreram no sudoeste do estado, dez delas no condado de Newton.

Uma outra vítima morreu quando as tempestades derrubaram uma árvore sobre um trailer em Carthage, Missouri; e outra, em Purdy, Missouri. De acordo com a "CNN", outra pessoa morreu na Georgia.

Imagens de televisão mostram casas destruídas e seriamente

AP
Tempestade e ventos viraram carros em Missouri
danificadas em Dublin, na Geórgia, agora sob céu azul, ao lado de outros edifícios que ficaram intactos. Uma pessoa morreu nessa cidade, situada a sudeste de Atlanta.

Segundo o relatório provisório oficial, o condado, onde houve vários danos materiais, está voltando à normalidade, mas ainda não se sabe o número de pessoas que estão sem energia elétrica.

Outras pessoas continuam nos abrigos montados em igrejas das localidades atingidas, em colaboração com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) americano.

O governador de Oklahoma, Brad Henry, declarou estado de emergência e assegurou que visitará a zona do desastre na tarde deste domingo, indicaram as redes de televisão locais.

"Nossos pensamentos e orações são dedicados às pessoas de Picher e de outras comunidades de Oklahoma que foram atingidas pela última onda de tempestades", ressaltou Henry.

O sistema ainda está ativo, e o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, em inglês) emitiu um alerta de tornado no sudeste de Kentucky. Também advertiu que a tempestade "é capaz de formar pedras de granizo do tamanho de uma moeda e ventos com poder destrutivo".

Enquanto o sistema se desloca em direção ao nordeste, como é o padrão das tempestades nessa região dos Estados Unidos, as autoridades avaliam os danos e o número exato de mortos.

Em Oklahoma, onde o presidente americano, George W. Bush, aprovou na sexta-feira um pacote de ajuda federal para 23 condados castigados por tempestades anteriores, pelo menos sete pessoas morreram na cidade de Picher.

AP

Condado de Picher, em Oklahoma, foi um dos mais atingidos pelos tornados

(Com agência EFE e CNN)

    Leia tudo sobre: tornados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG