Tornado deixa pelo menos 8 mortos em Oklahoma (oficial)

Um tornado de 1 km de largura deixou pelo menos oito mortos no estado de Oklahoma (centro-oeste dos EUA), nesta quarta-feira, informaram as autoridades locais, acrescentando que casas foram arrasadas, e vários carros terminaram em cima das árvores.

AFP |

De início, a imprensa americana relatou 15 mortos, mas a assessoria do governador confirmou, oficialmente, oito óbitos.

O tornado afetou prédios, destruiu trailers e provocou o corte de linhas elétricas em Oklahoma, deixando mais de 29.000 usuários sem energia.

Os canais de TV americanos mostraram imagens de tetos arrancados e de prédios em ruínas. Também era possível acompanhar o resgate de sobreviventes, sob os escombros de suas casas.

Uma jovem quase foi projetada pelo teto pelo tornado. "Minha filha estava conosco e tentava segurar a porta quando foi aspirada pelos ares", contou Laura Hartman, mãe da garota, tremendo muito, a um canal local.

A Guarda Nacional foi convocada para participar das operações de socorro, declarou o porta-voz do gabinete do governador, confirmando as oito mortes.

"Nossos pensamentos e rezas estão com o povo de Lone Grove e todas as outras comunidades de Oklahoma atingidas por essa última onda de mau tempo", afirmou o governador Brad Henry, em uma declaração.

"Sabemos que se perderam muitas vidas em Lone Grove, e rezamos para que essas perdas não aumentem", acrescentou.

O tornado chegou a Lone Grove pouco antes da 1h30 GMT desta quarta (23h30 de terça em Brasília) e foi um dos quatro registrados em Oklahoma e no Texas, informou a imprensa americana.

mac-mso/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG