Fenômeno apresenta ventos de 120 quilômetros por hora e avança sobre o Atlântico

MIAMI  - A tormenta tropical Earl se transformou neste domingo num furacão, depois que o ciclone Danielle se debilitou no oceano Atlântico, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

O Earl, localizado 585 quilômetros ao leste das Ilhas de Sotavento, apresentava ventos de 120 quilômetros por hora enquanto avançava sobre o Atlântico atrás do Danielle.

Danielle, que não apresentou nenhuma ameaça para a zona petrolífera do Golfo do México, foi o primeiro grande furacão da temporada de 2010.

O NHC explicou no boletim das 9h (de Brasília) que emitiu uma advertência de furacão para as ilhas de Antígua e Barbuda, Montserrat, São Cristóvão e as Neves, Anguilla, Saint Martin, São Bartolomé, Saba e São Eustáquio. Ao mesmo tempo, emitiu aviso de furacão para as Ilhas Virgens e Porto Rico, incluindo as ilhas de Cobra e Vieques.

Já "Danielle" passou de um poderoso furacão de categoria quatro para dois na escala de intensidade Saffir-Simpson (de no máximo de cinco) para um no processo de degradação nas águas mais frias do Atlântico Norte.

O olho do furacão passou muito ao leste de Bermuda no sábado à noite e se movimenta a 33 km/h com ventos máximos de 150 km/h em direção nordeste.

Na atual temporada de ciclones do Atlântico, que começou em 1º de junho e vai até 30 de novembro, se formaram cinco tempestades tropicais e dois furacões.

A Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) atualizou a previsão. Conforme o órgão, durante a temporada poderão se formar entre 14 e 20 tempestades e entre oito a 12 furacões com possibilidades de afetar os Estados Unidos, o Caribe, a América Central e o Golfo do México.

Os meteorologistas alertaram que será uma temporada "muito ativa" porque, desses furacões, entre quatro e seis poderiam ser de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.

* Com informações da Reuters e da EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.