Paloma continua a ganhar força em direção a Cuba - Mundo - iG" /

Tormenta Paloma continua a ganhar força em direção a Cuba

Miami, 6 nov (EFE).- A tempestade tropical Paloma ganhou força hoje perto da fronteira entre Nicarágua e Honduras, ao aumentar seus ventos máximos sustentados para 75 km/h e manter sua trajetória em direção a Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, em inglês).

EFE |

"Paloma", a 16ª tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, "pode se transformar em furacão amanhã", informou o NHC em seu boletim das 13h (horário de Brasília).

Uma tempestade tropical se transforma em furacão de categoria 1 quando seus ventos máximos sustentados alcançam 119 km/h na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que vai até 5.

A tormenta formou-se na quarta-feira perto da fronteira entre Nicarágua e Honduras, países que estão sob alerta, e ameaça atingir Cuba, segundo um provável padrão de trajetória do NHC, com sede em Miami.

Por enquanto, "Paloma" não representa uma ameaça para a Nicarágua, já que se encontra a 149 quilômetros ao noroeste de Puerto Cabezas, segundo fontes oficiais.

Fontes da Defesa Civil da Nicarágua informaram hoje à Agência Efe que está mantido o alerta verde decretado pela emergência originada pelas chuvas que castigaram o país de 24 de setembro a 17 de outubro.

O Governo das Ilhas Cayman emitiu um alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) e permanece em vigor um aviso de tempestade tropical desde Puerto Cabezas (Nicarágua) em direção ao norte até Limón (Honduras).

Naquele momento, o olho da tempestade tropical se encontrava na latitude 15,6 graus norte e na longitude 82,3 graus oeste, a 115 quilômetros ao nordeste de Cabo Gracias a Dios, na fronteira entre Nicarágua e Honduras, e a 430 quilômetros a su-sudoeste de Grand Cayman.

O sistema se desloca em direção ao nor-noroeste a 11 km/h e se espera que mantenha a trajetória até hoje à noite com um giro progressivo para o nordeste no sábado. EFE emi/wr/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG