Tóquio e Seul reafirmam cooperação sobre Coreia do Norte

Tóquio, 29 set (EFE).- Os ministros de Exteriores japonês, Katsuya Okada, e o sul-coreano, Yu Myung-hwan, se reuniram hoje em Tóquio para reafirmar a cooperação do novo Governo japonês e de Seul sobre a Coreia do Norte, informou a agência japonesa Kyodo.

EFE |

Okada e Yu concordaram na necessidade de cooperar para que a Coreia do Norte abandone seu programa nuclear e retome as conversas de seis lados, nas quais participam China, Estados Unidos, Rússia, Japão e as duas Coreias.

A reunião foi realizada poucos depois que os dois ministros se reuniram em Xangai com o da China, Yang Jiechi, no marco de um encontro anual entre os três países.

Além disso, ambos concordaram em adotar um enfoque conjunto para evitar que Pyongyang siga desenvolvendo mísseis de longo alcance, um dos quais sobrevoou território japonês em abril, durante um lançamento que os norte-coreanos asseguram ter fins pacíficos e científicos.

Do mesmo modo, Okada pediu a cooperação do Governo sul-coreano sobre o problema dos japoneses sequestrados na Coreia do Norte nas décadas de 70 e 80.

Okada e Yu também discutiram sobre a proposta do Partido Democrático (PD), vencedor das eleições gerais de 30 de agosto, de outorgar o direito de voto em pleitos locais a imigrantes, entre os quais os coreanos representam o maior grupo. EFE jmr/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG