Tony Sheridan reúne milhares de pessoas em megashow em Vitória

Mohamad Hosn Filho. Vitória, 11 jan (EFE).- O guitarrista inglês Tony Sheridan passou como um furacão pelo Brasil, mostrando para milhares de pessoas, no último fim de semana, em Vitória, o que há de mais puro no rock n roll.

EFE |

Em sua primeira passagem pelo país, Sheridan fez duas apresentações na capital do Espírito Santo. A primeira, para um público reduzido na casa de shows Spírito Jazz, que incluiu o governador em exercício do estado, Ricardo Ferraço, e o produtor inglês Ray Johnson, um dos responsáveis pela organização do Beatle Week Festival, em Liverpool.

A segunda, mais democrática, ocorreu na praia de Camburi, a maior de Vitória, e reuniu cerca de 12 mil pessoas, segundo a organização do evento.

Nas duas apresentações, o guitarrista foi acompanhado pela banda Clube Big Beatles, um dos mais tradicionais grupos brasileiros de tributo ao quarteto de Liverpool, e que é considerado uma das principais bandeiras culturais do Espírito Santo.

O repertório dos dois shows incluiu alguns dos clássicos dos Beatles, interpretados com maestria pela banda capixaba. Não faltaram canções tradicionais como "Help", "Cant Buy Me Love", "Hey Jude" e "Dont Let Me Down".

Além disso, o Clube Big Beatles mostrou que não se limita a reproduzir o que foi originalmente gravado pelos "Fab Four", e inovou com uma bela versão de "Eleanor Rigby" em ritmo de MPB.

Nas duas ocasiões, Sheridan surgiu ao palco durante o show do Big Beatles, e foi quando a História passou a fazer parte do espetáculo.

Ao lado do grupo capixaba, tocou clássicos de grandes nomes do rock n' roll, músicas que apresentava quando os Beatles eram sua banda de apoio em Hamburgo.

Além das versões de nomes como Chuck Berry, Ray Charles e Elvis Presley, Tony Sheridan apresentou sua leitura de dois clássicos dos Beatles: "Yesterday" e "Golden Slumbers".

O show de domingo contou ainda com a participação da banda da Polícia Militar do Espírito Santo, a cereja do bolo para a multidão que estava na praia de Camburi, e que se emocionou com músicas geralmente pouco tocadas como "The Long & Winding Road" e "Live and Let Die", da carreira solo de Paul McCartney.

Nas duas apresentações, Sheridan deixou o palco depois de tocar "My Bonnie", a música que gravou junto com os Beatles ainda em Hamburgo, e que serviu de primeiro trampolim para o sucesso daqueles quatro garotos de Liverpool.

Para Edu Henning, percussionista e fundador do Clube Big Beatles, a presença do guitarrista inglês no Brasil foi a "realização de um sonho", e mostrou um pouco do que acontece nas apresentações da banda no Beatle Week Festival.

"A gente se apresenta há 15 anos em Liverpool, e sempre volta contando histórias de como é tocar ao lado de nomes importantes da História da música. Desta vez, conseguimos mostrar isso aqui. A vinda do Tony é um sonho que transformamos em realidade", disse Edu à Agência Efe.

Mais que um sonho, a passagem relâmpago de Tony Sheridan pelo Brasil mostrou que, ao contrário do que acontece com muitas das pessoas ligadas aos Beatles, ele parece estar em paz com seu passado, com sua vida.

Logo em seu primeiro contato com a imprensa brasileira, fez questão de deixar claro o que o período ao lado daqueles garotos de Liverpool representou para ele.

"Quando pensamos no episódio dos Beatles é preciso dizer que é algo importante, mas para mim é só um episódio da minha vida. Eu nunca fui um beatle, essa bobagem de quinto beatle nunca existiu.

Quando eles voltaram para Liverpool, John (Lennon) me convidou para acompanhá-los, para tocarmos juntos lá, mas eu estava me dando muito bem em Hamburgo, e por isso preferi ficar", afirmou.

"Se me perguntassem se eu faria tudo de novo, não tenho dúvidas em dizer que sim. Eu percebo que tudo que fiz com a música foi muito relevante, e estou feliz com isso. Não me importo com fama ou dinheiro, quero é viajar, viver minha vida e aproveitar cada momento", concluiu Sheridan, que parece seguir à risca seus propósitos. EFE mh/rd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG