Tony Blair visita Gaza pela primeira vez em nome do Quarteto

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair visita neste domingo a Faixa de Gaza, pela primeira vez desde que foi nomeado representante do Quarteto para o Oriente Médio.

AFP |

"Eu quis escutar pessoalmente o povo de Gaza, cujas vidas vêm sendo duramente atingidas pelo recente conflito", declarou Blair, em uma escola em Beit Hanun (norte da Faixa de Gaza), administrada pela ONU.

Amanhã, a cidade egípcia de Sharm El-Sheik vai sediar uma conferência de doadores internacionais para a Faixa de Gaza, para arrecadar verba para a reconstrução do enclave palestino devastado pela ofensiva militar israelense (de 27 de dezembro a 18 de janeiro), que custou a vida de 1.330 palestinos.

"Repetirei sua versão dos fatos, sua avaliação do que é preciso para a reconstrução e suas ideias para reativar um setor privado que está vivo", disse o premiê, acrescentando que "o povo de Gaza deve estar no centro de todos os nossos esforços pela paz e o progresso a partir de agora".

Blair se reunirá com representantes da sociedade civil em Gaza, empresários e responsáveis da Autoridade que administra a água nos territórios palestinos, indicou um porta-voz do consulado britânico em Jerusalém.

jk-dlm/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG