Tony Blair visita de maneira inesperada a Faixa de Gaza

Gaza, 15 jun (EFE).- O enviado especial do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, viajou hoje de forma inesperada à Faixa de Gaza, território controlado pelo movimento islamita Hamas.

EFE |

Blair chegou de manhã ao território palestino procedente de Jerusalém e o fez atravessando pelo posto fronteiriço de Erez, situado no extremo norte da faixa e controlado pelo Exército israelense.

Na passagem foi recebido por representantes da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), cujo comboio de carros blindados uniu-se à comitiva do enviado do Quarteto.

Um porta-voz da UNRWA disse que Blair deve se reunir com funcionários da agência para analisar a situação humanitária na Faixa de Gaza cinco meses após a mais dura ofensiva militar lançada por Israel entre dezembro e janeiro passados, que deixou 1,4 mil mortos e 5 mil feridos.

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido também deve se reunir com líderes políticos independentes e dirigentes da sociedade civil, no entanto não está previsto que se encontre com nenhum funcionário do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

Policiais e forças de segurança do Hamas também limparam o caminho e precederam à comitiva do enviado do denominado Quarteto de Madri, integrado por Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia.

EFE sar-db/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG