Tony Blair será consultor da Rio-2016, diz Sérgio Cabral

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou neste sábado, em Londres, que o ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, fará consultoria para o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016. Tony Blair é o grande responsável pela vitória e pela preparação de Londres para sediar a Olimpíada de 2012.

BBC Brasil |

E se Londres chega a 2010 com todas as obras em dia, é porque se preparou com planejamento e projetos no período de Blair ainda como primeiro-ministro", disse Cabral, após encontro com o ex-premiê em sua casa, na capital britânica, do qual também participaram o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o presidente da Rio 2016, Carlos Nuzman.

"A contratação dele é a grande ponte Londres-Rio. A passagem da tocha, que acontecerá em 2012, se antecipou."
Segundo o governador, o trabalho de Blair será pago por empresas particulares e não com recursos públicos, e o ex-premiê irá ao Rio em maio para assinar o contrato.

Blair criticado
A visita dos brasileiros e o anúncio ocorrem um dia depois de Tony Blair ter sido sabatinado durante seis horas por membros de um inquérito sobre a participação da Grã-Bretanha na guerra ao Iraque.

Em seu depoimento, na sexta-feira, o ex-premiê disse que não se arrepende de ter ajudado a derrubar o governo de Saddam Hussein e que tomaria novamente a decisão de enviar tropas ao país.

Por causa de suas declarações, Blair foi alvo de protestos e críticas por parte da população, da imprensa britânica e até de antigos membros de seu governo.

Os representantes da Rio 2016 estão desde a última quinta-feira em Londres, onde visitaram instalações do futuro Parque Olímpico e se reuniram com representantes do comitê organizador dos Jogos de 2012.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG