Tony Blair considera que existem elementos para cessar-fogo em Gaza

Cairo, 12 jan (EFE).- O enviado especial do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, considerou hoje, no Cairo, que existem agora os elementos para conseguir um acordo para o cessar-fogo na Faixa de Gaza, e manifestou sua esperança de que se chegue rápido a um pacto.

EFE |

Blair expressou esta postura aos jornalistas após se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, na sede da Presidência no Cairo, segundo a agência oficial "Mena".

O enviado do Quarteto reconheceu, no entanto, que estes "elementos", que não precisou, precisam de "mais detalhes e mais trabalho sério", e explicou que, por isso, intensificou nos últimos dias seus contatos para que seja alcançado rapidamente o acordo para um cessar-fogo.

Blair insistiu em que essa medida deve ser acompanhada da proibição da entrada de armas em Gaza e da abertura das passagens fronteiriças para enviar ajuda humanitária aos moradores do território, alvo de uma ofensiva israelense desde 27 de dezembro.

Segundo o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, a estratégia do Quarteto para o Oriente Médio - formado por ONU, União Européia, Rússia e Estados Unidos - para resolver a crise em Gaza se baseia, primeiro, em conseguir um cessar-fogo em Gaza.

Como segundo passo desta estratégia, Blair mencionou a reconstrução do território palestino.

O representante do Quarteto pediu também que as diversas facções palestinas se unam para preparar o caminho para o estabelecimento de um Estado independente.

Além disso, destacou que o Quarteto trabalha para que seja aplicada uma nova estratégia em Gaza, que consiga unir este território à Cisjordânia.

O balanço de vítimas palestinas divulgado hoje pelo escritório de imprensa do movimento palestino Hamas fala de mais de 900 mortos e 4,1 feridos desde o início da ofensiva contra Gaza.

Da parte israelense, 15 pessoas - entre elas dez soldados - morreram desde o começo da operação. EFE hh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG