mais audaz - Mundo - iG" /

Tony Blair ajudará Colômbia a ter política externa mais audaz

Bogotá, 15 jan (EFE).- O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair fará recomendações e sugestões ao documento final da missão de política externa criada pelo Governo colombiano para que o país tenha uma presença mais audaz no âmbito global.

EFE |

O ministro colombiano de Relações Exteriores, Jaime Bermúdez, disse hoje que na reunião que tiveram na terça-feira, em Washington, Blair e o presidente Álvaro Uribe firmaram sua colaboração com a Colômbia.

"Quando estávamos na reunião com Tony Blair, precisamente, perguntei por que ele não nos ajudava dando uma olhada no texto final das recomendações da missão de política externa para ver o que a Colômbia pode fazer no contexto internacional e ter uma política externa mais audaz e com maior iniciativa, e ele aceitou", disse o chanceler.

Essa missão foi integrada no final do ano passado pelo Governo colombiano e está formada, entre outros, pelo ex-chanceler brasileiro Luis Felipe Lampreia.

Além disso, fazem parte dessa missão seis membros nacionais e um secretário técnico.

"É uma sorte poder contar com sugestões e recomendações de uma personalidade como Tony Blair em um assunto tão importante para o país", acrescentou Bermúdez.

"Que boa possibilidade temos de contar com especialistas que possam sugerir ao país possibilidades e opções para que a Colômbia tenha uma política externa mais audaz", acrescentou.

Blair e Uribe encontraram-se em Washington na terça-feira para receber do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a Medalha da Liberdade, que lhes foi entregue junto com o ex-primeiro-ministro da Austrália, John Howard, por sua liderança na luta contra o terrorismo. EFE fer/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG