Tocha muda trajeto e frustra manifestantes em San Francisco

San Francisco, 9 abr (EFE).- A passagem da tocha olímpica pela cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, está sendo marcada pela mudança do trajeto original, que deixou de fora os pontos em que manifestantes pró-Tibete estavam localizados.

EFE |

O percurso começou no porto da cidade, como se esperava, mas logo em seguida, a atleta que carregava a tocha entrou em um edifício próximo ao píer e permaneceu ali durante vários minutos.

Minutos depois, a tocha, dentro de um ônibus e cercada por carros da Polícia, começou a circular pela cidade utilizando um trajeto diferente do original.

Na avenida Van Ness, o comboio fez uma parada e dois atletas desceram de um dos ônibus com a tocha para, enfim, dar início ao revezamento tradicional.

No percurso feito em ritmo lento e cercado por policiais, a tocha não encontrou manifestantes nas ruas.

Quando algumas pessoas com bandeiras do Tibete conseguiram se aproximar do comboio, foram logo interceptados pela Polícia.

A tocha então, voltou para dentro de um ônibus e encerrará o percurso em local ainda não divulgado.

O símbolo olímpico não passou pela ponte Golden Gate, palco de protestos pró-Tibete há poucos dias.

Durante o revezamento, um jovem com uma camiseta negra foi imobilizado, mas não se sabe a que organização ele pertencia.

Na praça onde deveria ocorrer o encerramento do evento segundo o plano inicial, um telão exibia a trajetória da tocha.

Angie McPhaul, da organização Save Darfur Coalition estava entre os manifestantes que esperaram em vão a passagem do símbolo olímpico.

"Convocamos milhares de membros de nossa organização de todos os pontos do país", disse McPhaul à Agência Efe antes do início do evento.

Ele também afirmou que não planejava nenhuma ação violenta.

Mais cedo, vários manifestantes pró-Tibete tentaram bloquear a passagem de um ônibus, mas foram impedidos pela Polícia. EFE pg/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG