O teste nuclear que a Coreia do Norte anunciou ter executado com sucesso nesta segunda-feira foi quatro vezes mais potente que o primeiro teste de 2006, afirma a Agência Meteorológica Japonesa.

"A atividade sísmica detectada hoje foi de de 5,3 graus, enquanto a do teste nuclear anterior alcançou 4,9 graus", disse Yasuo Sekita, diretor da agência.

"O impacto de um tremor se multiplica a cada 0,2 grau de magnitude. Isto quer dizer que o nível de energia do teste nuclear desta segunda-feira foi quatro vezes superior ao do teste anterior", completou.

A Coreia do Norte anunciou que realizou com sucesso nesta segunda-feira um teste nuclear subterrâneo, mais potente que o de 2006. Após o teste, o país disparou, ao que tudo indica, três mísseis de curto alcance.

Pyongyang provocou a indignação do Japão, único país que já foi vítima de um bombardeio atômico. As autoridades nipônicas anunciaram que adotarão medidas severas contra o regime comunista.

A Agência Meteorológica Japonesa já havia informado ter detectado atividade sísmica durante 40 segundos às 9H54 locais (21H54 de Brasília, domingo) no nordeste da Coreia do Norte.

oh/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.