Terroristas ligados à Al Qaeda são capturados no Iraque

BAGDÁ - Tropas iraquianas e dos Estados Unidos capturaram, no norte do Iraque, três supostos integrantes de uma célula terrorista ligada à Al Qaeda e com base na Síria, informaram neste sábado fontes militares americanas.

EFE |

Um comunicado oficial da força multinacional no Iraque liderada pelos EUA disse que a rede depende de Saad Uwayid Ubayd al-Shamari, também conhecido como Abu Khalaf e que dirigiria uma rede que financia ações terroristas e presta apoio a seus integrantes.

A nota indica que o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos bloqueou recentemente todas as contas bancárias e outros ativos de Abu Khalaf nesse país.

"Acredita-se que este terrorista é o responsável por facilitar o maior canal de fornecimento de suicidas que cometem atentados explosivos, assim como o fluxo de dinheiro, armas e outros recursos da Síria ao Iraque", acrescenta o comunicado militar.

Na operação conjunta contra a suposta célula terrorista, foram detidos três parceiros de Abu Khalaf, um dos quais foi identificado como o suposto responsável de ataques com carros-bomba, acrescenta o comunicado.

A operação aconteceu perto da localidade de Tall al-Hawa, no norte do país, perto da cidade de Mossul.

A força multinacional informou também que, em Mossul, um suposto terrorista da Al Qaeda se entregou a um destacamento conjunto dos EUA e do Iraque que realizava uma operação combinada.

As duas operações aconteceram entre sexta-feira e hoje, segundo a nota oficial.

Além disso, a mesma fonte informou sobre a morte de um soldado americano em um ataque registrado neste sábado no sul do Iraque. O comunicado oficial não oferece mais detalhes.

Leia mais sobre: ataques no Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG