Terremotos de 6,9 e 6,8 graus atingem Ilhas Salomão

Manila, 5 jan (EFE).- Um terremoto de 6,9 e outro de 6,8 graus de magnitude na escala Richter atingiu hoje as Ilhas Salomão, com segundos de diferença, um dia depois de um terremoto de 7,2 graus causar um tsunami nesse país do Pacífico Sul.

EFE |

As autoridades não informaram sobre vítimas ou danos materiais, por enquanto.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que acompanha a atividade sísmica mundial, afirmou que o primeiro tremor, de 6,9 graus, teve epicentro a 35 quilômetros de profundidade e 313 quilômetros ao oeste de Honiara, a capital.

Cerca de 12 segundos depois, a mesma área foi atingida por um terremoto de 6,8 graus, cujo epicentro foi localizado a 70 quilômetros de profundidade, e 289 quilômetros ao oeste de Honiara.

Aproximadamente 500 casas foram danificadas por um tsunami causado pelo terremoto de 7,2 graus na segunda-feira, sem causar vítimas.

O porta-voz do Escritório Nacional para a Gestão de Desastres, Julian Maka, informou que alagou a principal aldeia da ilha de Rendova, habitada por cerca de 3,6 mil pessoas.

Em abril de 2007, um terremoto de 8,1 graus gerou um tsunami que causou a morte de cerca de 30 pessoas e arrasou grande parte da ilha de Gizo, no oeste do país.

As Ilhas Salomão ficam sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, na maioria moderados. EFE mfr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG