Terremoto nos EUA é o mais forte a atingir costa leste desde 1897

Abalo sísmico de 5,8 graus desta terça-feira foi sentido em cidades como Nova York e Washington

iG São Paulo |

O terremoto de 5,8 graus que atingiu nesta terça-feira a costa leste dos Estados Unidos com epicentro no Estado da Virgínia foi o mais intenso registrado desde 1897 nessa área, informou o Instituto Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

O organismo indica que, apesar de os terremotos no centro e leste do país serem menos frequentes que no litoral oeste, costumam ser mais fortes e em uma região muito mais ampla.

O terremoto desta terça-feira, cujo epicentro se registrou a quase 6 quilômetros de profundidade e a uma distância de 15 quilômetros da localidade de Mineral, no Estado da Virgínia, também foi sentido em cidades como Nova York e Washington.

Desde 1774, há registros de que os habitantes do centro da Virgínia sentiram pequenos tremores e sofreram danos de pouca consideração. O abalo mais recente foi em dezembro de 2003 e teve uma magnitude de 4,5 graus.

O incidente desta terça-feira ocorreu em uma conhecida zona sísmica na região central da Virgínia, disse Dave Russ, do USGS, mas sua força foi um pouco surpreendente. Um tremor de magnitude similar, de 5,9 graus, ocorreu em 1897 perto de Blacksburg, segundo Russ.

A zona central sísmica da Virgínia está longe dos limites da placa tectônica mais próxima, que estão no centro do Oceano Atlântico e o Mar Caribe. No entanto, o USGS afirma que nessa região se sentem pequenos terremotos a cada um ou dois anos, que causam pouco ou nenhum dano.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: terremotoeuawashingtonnova yorkcosta leste

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG