Terremoto mata 7 no Irã, mas não afeta petróleo

Por Parisa Hafezi e Fredrik Dahl TEERÃ (Reuters) - Um violento terremoto atingiu na quarta-feira o sul do Irã, perto da cidade de Bandar Abbas, deixando pelo menos 7 mortos e 40 feridos, segundo autoridades e a imprensa.

Reuters |

O porto, o terminal de petróleo e a refinaria da cidade não foram atingidos. O Irã é o quarto maior exportador de petróleo do mundo, e uma fonte do setor disse no mês passado à Reuters que Bandar Abbas processava diariamente 320 mil barris do produto.

O Serviço Geológico dos EUA disse que o tremor de magnitude 6,1 ocorreu às 8h (hora de Brasília), com epicentro cerca de 53 quilômetros a oeste-sudoeste de Bandar Abbas e foco a 55 quilômetros de profundidade.

Inicialmente, a imprensa local relatou um tremor de magnitude 7,5, mas depois a agência estatal Irna o retificou para 6,1. Qualquer sismo acima de 6 pode provocar danos consideráveis.

A TV estatal relatou também tremores secundários, e disse que o Crescente Vermelho busca sobreviventes. Uma fonte da organização disse que há 15 feridos na ilha de Qeshm, próxima ao epicentro. A agência Isna disse que o local está sem luz.

'Felizmente não houve danos às instalações da indústria do petróleo em Bandar Abbas', disse à Reuters Hojjatollah Ghanimifard, vice-presidente de Investimentos da Companhia Nacional Iraniana de Petróleo.

O Irã é cortado por várias falhas geológicas, Em 2003, um terremoto na cidade histórica de Bam, 1.000 quilômetros a sudeste de Teerã, matou cerca de 31 mil pessoas.

(Editing by Mark Trevelyan)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG