Terremoto deixa ao menos 175 mortos no Paquistão

Por Gul Yousafzai KARACHI (Reuters) - Cento e setenta e cinco pessoas morreram quando um forte terremoto atingiu a província de Baluchistan, no Paquistão, nesta quarta-feira, provocando deslizamentos de terra. Cerca de 1.500 casas foram cobertas de lama.

Reuters |

O epicentro do terremoto ficou próximo do vale de Ziarat, um dos principais destinos turísticos de Baluchistan. Dilawar Khan, administrador-chefe do distrito de Ziarat, disse que 170 pessoas morreram no local e que mais 350 ficaram feridas.

"A operação de resgate acabou. Retiramos todos os corpos e todos os feridos. Agora, o problema é atender as vítimas. Faltam barracas, cobertores e comida, enquanto o tempo está ficando frio", disse Khan à Reuters.


Moradores da região de Ziarat olham o estrago causado pelo terremoto / Reuters

O Serviço Geológico dos EUA disse que o tremor de magnitude 6,4 ocorreu a 60 quilômetros a nordeste de Quetta, capital da província. Segundo o Departamento Meteorológico do Paquistão, o tremor teve magnitude 6,5 e aconteceu às 5h10 (21h10 de terça-feira no horário de Brasília).

Depois 20 tremores secundários -- dos quais o maior teve 6,2 graus de magnitude -- causaram ainda mais estragos.

"O vilarejo foi varrido. Você não consegue ver uma casa ainda de pé. Há destruição em todo lugar", disse Abdul Rahim Ziyawal, membro de equipe de resgate em Wam, um dos vilarejos mais severamente atingidos, onde as autoridades usaram escavadeiras para vasculhar os escombros.

Khan disse que a maioria dos moradores do distrito de Ziarat, cuja população é de cerca de 50 mil pessoas, estavam dormindo fora de casa -- ou porque suas casas foram destruídas ou danificadas ou por cauda dos tremores secundários, que os assustavam.

Em outubro de 2005 um terremoto de magnitude 7,6 matou 73 mil pessoas nas montanhas do norte do Paquistão. No ano passado, as piores enchentes da história de Baluchistan mataram centenas.

(Reportagem adicional de Saeed Ali Achakzai, Zeeshan Haider, Kamran Haider e Augustine Anthony)

Leia mais sobre: terremoto

    Leia tudo sobre: terremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG