Terremoto deixa 72 mortos, 41 deles crianças, no sul do Quirguistão

MOSCOU - Pelo menos 72 pessoas, 41 delas crianças, morreram e 100 ficaram feridas por causa do terremoto que sacudiu esta madrugada o sul do Quirguistão.

Redação com agências internacionais |

"Como resultado do terremoto na localidade de Nura morreram 41 crianças, 30 delas com menos de sete anos e 11 em idade escolar", declarou hoje Madamín Karatáyev, vice-ministro de Saúde do país.

Além disso, morreram 12 idosos e 19 adultos, enquanto as equipes de salvamento procuram uma criança e um adulto nesta aldeia montanhosa de difícil acesso por estrada.

Os maiores estragos foram registrados na pequena localidade de Nura, de menos de mil habitantes, muito próxima da China e cerca de 50 quilômetros do Tadjiquistão, onde o epicentro do terremoto foi localizado.


Em Nura, um homem mostra sua casa destruída pelo terremoto / Reuters

"As imagens que vimos eram aterrorizantes. O povoado de Nura está completamente destruído. Há muitos feridos. Ficaram destruídas 120 casas", declarou Kamchibek Tashiev, ministro de Situações de Emergência do país centro-asiático.

O ministro, que seguiu para a região do desastre para comandar os trabalhos de resgate, calculou em mais de uma centena os feridos.

Mais de cem pessoas, entre bombeiros e médicos, estão em Nura, onde o Ministério da Defesa também enviou outra centena de soldados para ajudar no resgate.

Os feridos mais graves foram levados de helicóptero para a capital regional, Osh, na qual os feridos leves são tratados no pequeno hospital de campanha montado pelas autoridades locais.

As autoridades informaram das dificuldades que estão encontrando para prestar ajuda em um primeiro momento aos feridos porque o centro médico mais próximo está a 76 quilômetros de distância.

O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS) anunciou que a magnitude do terremoto, às 15H52 GMT (12H52 de Brasília, domingo), foi de 6,6.

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: terremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG