100 escolas destruídas, além de causar muitas cenas de pânico no país." / 100 escolas destruídas, além de causar muitas cenas de pânico no país." /

Terremoto deixa 64 feridos em Taiwan

O forte terremoto que abalou o sul de Taiwan nesta quinta-feira deixou ao menos 64 feridos, http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/03/04/terremoto+em+taiwan+destruiu+pelo+menos+cem+escolas+9416605.html target=_top100 escolas destruídas, além de causar muitas cenas de pânico no país.

AFP |

O terremoto de 6,4 graus na escala Richter provocou falta de luz por algumas horas em mais de um milhão de residências.

O epicentro do tremor foi localizado pelo Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA a 70 quilômetros da segunda maior cidade da ilha, Kaohsiung, a 35 km de profundidade, mas também foi sentido na capital Taipé, que fica a centenas de quilômetros de distância.


Rompimentos de tubulações de gás causaram incêndios em Taiwan / Reuters

O presidente Ma Ying-jeou anunciou que o governo está monitorando as consequências do terremoto. De acordo com a agência nacional de emergências, o tremor deixou 64 feridos, 33 deles no condado de Tainan.

A região de Kaohsiung ainda se recupera da passagem de um tufão em agosto do ano passado, que matou quase 700 pessoas.

Este foi o tremor mais intenso na área de Kaohsiung em uma década e aconteceu poucos dias depois do terremoto no Chile e quase dois meses após a tragédia no Haiti .

O terremoto inicial aconteceu às 8H18 (21H18 de Brasília, quarta-feira) e foi seguido por 19 tremores secundários, o mais forte deles de 5,7 graus, oito horas depois.

Algumas casas desabaram e rachaduras eram vistas nas ruas. O tremor também provocou a paralisação de um trem de alta velocidade por duas horas. Além disso, uma fábrica têxtil pegou fogo em Tainan.

Taiwan sofreu em 21 de setembro de 1999 seu terremoto mais devastador dos últimos cem anos. Com 7,3 graus de magnitude, o abalo causou mais de 2.400 mortes.


Leia mais sobre terremoto em Taiwan

cty-aw-ph/fp

    Leia tudo sobre: taiwan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG