Terremoto de magnitude 5,9 atinge noroeste da Turquia

Epicentro do tremor, que deixou ao menos dois mortos, ocorreu na cidade de Simav, na província de Kutahya

iG São Paulo |

Um terremoto de magnitude 5,9 na escala aberta de Richter atingiu o noroeste da Turquia, na noite desta quinta-feira, deixando ao menos dois mortos.

O epicentro do tremor foi situado em Simav, uma localidade na província de Kutahya. O Observtaório Kanfilli, baseado na cidade de Istambul, disse que o terremoto aconteceu às 23h15 locais (17h15 em Brasília). Segundo o observatório, cerca de 50 réplicas foram registradas depois do tremor, sendo a maior de magnitude 4,6.

De acordo com o governador da província de Kutahya, um homem morreu depois de pular da janela quando entrou em pânico por causa do terremoto. Uma idosa também morreu de ataque cardíaco, de acordo com a emissora NTV.

Um edifício vazio de uma universidade desmoronou no terremoto, que também quebrou janelas de outros prédios, segundo a agência de notícias estatal Anatolian. Ao canal NTV, moradores de Simav disseram que prédios foram destruídos e a maior parte das construções da cidade está sem eletricidade.

O tremor também foi sentido na cidade de Izmir, a noroeste de Bursa, Istambul e Tekirdag.

Histórico

Tremores ocorrem com frequência na Turquia, que fica localizada na confluência de três placas tectônicas.

Em março de 2010, um terremoto de magnitude 6 atingiu cinco vilarejos na província de Elazig, no leste da Turquia, matando 51 pessoas. Em 2003, um terremoto de 6,4 matou 177 pessoas na cidade de Bingol, no sudeste do país, incluindo 84 crianças que estavam no dormitório da escola no momento do colapso. Em 1999, dois terremotos de magnitude superior a 7 atingiram o noroeste turco, deixando cerca de 18 mil mortos.

*Com AP

    Leia tudo sobre: turquiaterremototremorsimav

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG