Terremoto de 7,5 graus atinge Indonésia e deixa pelo menos 3 mortos

Jacarta, 17 nov (EFE).- Um terremoto de 7,5 graus na escala de Richter, que sacudiu hoje as ilhas Célebes, no norte da Indonésia, matou pelo menos três pessoas, deixou 20 feridas e derrubou milhares de casas.

EFE |

As autoridades identificaram por enquanto duas das vítimas fatais, dois indonésios que moram no povoado de Kwandang, na província de Gorontalo, cujas casas foram abaixo em virtude de tremores que ocorreram durante a madrugada.

Aproximadamente 1,2 mil casas ficaram destruídas e outros 500 edifícios sofreram abalos de diferentes gravidades, o que obrigou cerca de 20 mil pessoas a abandonarem suas casas, segundo a avaliação provisória dos danos realizada por autoridades locais e equipes de resgate.

Os moradores da área afetada fugiram de suas casas por medo de ficarem soterrados vivos e os habitantes das áreas litorâneas abandonaram as suas diante da possibilidade de haver uma tsunami.

As autoridades da Indonésia emitiram um alerta de tsunami, mas o cancelaram mais ou menos duas horas depois, ao verificarem que não havia acontecido.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informou que o fenômeno natural "tinha o potencial para gerar um tsunami destrutivo", capaz de atingir a costa em um raio de mil quilômetros do epicentro.

O Ministério da Saúde enviou uma equipe de especialistas para elaborar um relatório sobre a situação, incluindo o número total de vítimas e de prédios destruídos ou danificados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo, disse que o tremor de 7,5 graus ocorreu a 1h02 (15h02 deste domingo, no horário de Brasília) e teve o epicentro a 136 quilômetros ao noroeste de Gorontalo e o centro a uma profundidade de 21 quilômetros abaixo do nível do mar. EFE jpm/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG