Terremoto de 7 graus atinge o Haiti; saiba mais sobre o país

Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu o Haiti nesta terça-feira, derrubando prédios e causando destruição na capital Porto Príncipe. Veja abaixo alguns dados sobre o país:

Reuters |

- A nação caribenha, de 9 milhões de habitantes, é uma ex-colônia francesa e a república negra mais antiga do mundo, fundada por escravos libertados após uma revolução que levou à independência em 1804.


Mapa do Haiti / Fonte: Wikimedia

- O Haiti é o país mais pobre da América e está na posição 146 entre 177 países do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

- Mais da metade da população vive com menos de 1 dólar por dia e cerca de 78% com menos de 2 dólares. Há uma alta taxa de mortalidade infantil (60 em cada 1.000 nascimentos).

- A infraestrutura do Haiti está perto de um colapso total e a grande devastação no país deixou apenas 2% de área verde.

- Após décadas de ditadura, Jean-Bertrand Aristide tornou-se em 1990 o primeiro líder eleito do Haiti. Aristide foi expulso após um golpe militar em 1991, mas retornou ao poder com apoio dos Estados Unidos.

- Em 2004, Aristide foi novamente expulso do país à força e exilado após uma rebelião de grupos e ex-soldados.

- Cerca de 7.000 soldados de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti foram enviados ao país após a queda de Aristide. O Brasil comanda a força e tem cerca de 1.300 homens na região.

* O país é governado pelo presidente Rene Preval desde maio de 2006, quando o Haiti retornou a um mandato constitucional.

Leia mais sobre: Haiti

    Leia tudo sobre: haititerremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG