Sydney (Austrália), 19 jul (EFE).- Um terremoto de 6,7 graus na escala Richter atingiu hoje o mar próximo ao arquipélago de Santa Cruz, nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, sem dados imediatos sobre vítimas nem danos materiais.

O terremoto aconteceu às 20h27 (6h27 em Brasília), 287 quilômetros a sudeste da cidade de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, e foi seguido de uma réplica de 5,6 graus, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

Não houve alerta de tsunami por causa do terremoto, cujo epicentro aconteceu a 11,04 graus de latitude sul e 164,49 graus de longitude leste, a 38 quilômetros de profundidade.

Este arquipélago está sobre o Círculo de Fogo do Pacífico, área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por 7 mil tremores ao ano, a maioria moderados.

Em abril de 2007, no entanto, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter gerou um maremoto que causou a morte de 30 pessoas, e arrasou boa parte da cidade de Gizo, nas Ilhas Salomão.

Em 26 de dezembro de 2004, outro forte terremoto atingiu a costa da ilha de Sumatra (Indonésia), criando uma série de ondas que destruíram 12 nações banhadas pelo Oceano Índico e causaram a morte de mais de 226 mil pessoas. EFE mg/wr/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.