Tóquio - Um terremoto de 6,3 graus de magnitude na escala aberta de Richter foi registrado hoje no litoral da província de Hokkaido (norte do Japão), sem a informação de vítimas ou danos materiais.

A Agência Meteorológica do Japão indicou que o terremoto ocorreu às 12h30 locais (0h30 de Brasília) nas águas da região leste de Tokachi e Hidaka, a uma profundidade de 20 quilômetros.

O terremoto alcançou uma intensidade 4 na escala japonesa fechada de 7 graus, centrada nas zonas afetadas mais que na intensidade do tremor.

A Agência Meteorológica japonesa indicou que é possível que se registre uma maior movimentação na região afetada, mas não emitiu nenhum alerta específico de tsunami.

O Japão está localizado sobre uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e por isso os terremotos ocorrem com relativa frequência, embora na maioria dos casos não tenha graves consequências.

O terremoto mais grave dos últimos anos ocorreu em Kobe (oeste do Japão), no dia 17 de janeiro de 1995, com uma magnitude de 7,3 graus na escala Richter, deixando mais de seis mil mortos.

Leia mais sobre: terremotos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.