Terremoto de 6 graus na província chinesa de Sichuan

SICHUAN - Um terremoto de 6 graus foi registrado nesta terça-feira na província chinesa de Sichuan, devastada em maio por um outro forte terremoto. Segundo a rede de notícias CNN, ao menos uma pessoa morreu no tremor desta terça.

Redação com agências internacionais |

O terremoto aconteceu às 17h49 (6h49 de Brasília) e foi sentido no distrito de Qingchuan, uma zona próxima a Wenchuan, epicentro do terremoto de 12 de maio que deixou mais de 80 mil mortos e desaparecidos.

A zona de Sichuan registra uma forte atividade sísmica e os especialistas já haviam dito que, depois do tremor principal, as réplicas aconteceriam durante pelo menos um ano.


Sichuan ainda se recupera do terremoto que matou mais de 70 mil em maio / AP

A agência oficial Nova China indicou que o movimento foi sentido em Chengdu, a capital da província, onde 70.000 pessoas morreram no terremoto de 12 de maio passado, de magnitude 8.

Cerca de 12 mil réplicas foram registradas depois desse desastre, das quais pelo menos sete de mais de 6 graus na escala de Richter. A escala usada pela USGS é similar à de Richter, apesar de considerada mais precisa.


Moradores de Sichuan tentam levar vida normal após forte terremoto / AP

Chama olímpica

O terremoto desta terça-feira aconteceu horas após a passagem da tocha olímpica pela região. A chama olímpica se encontrava nesta terça-feira em Chengdu, na última etapa de seu revezamento antes de chegar à sede dos Jogos em Pequim.

No total, 315 atletas carregaram a chama num percurso de 13,2 km antes que fosse realizada uma cerimônia para homenagear o trabalho dos serviços de resgate.

A tocha continuará sua viagem voando para Pequim nesta quarta, dois dias antes da cerimônia oficial de abertura dos Jogos.

Leia também:

Leia mais sobre: terremoto na China

* Com AP, AFP e Reuters

    Leia tudo sobre: terremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG