Terremoto de 5,9 graus atinge o norte de Sumatra sem causar vítimas

Jacarta, 19 mai (EFE).- Um terremoto de 5,9 graus na escala Richter atingiu hoje o norte da ilha de Sumatra (noroeste da Indonésia), sem que por enquanto se tenha detectado vítimas mortais.

EFE |

O terremoto, que também não chegou a ativar o alarme por risco de tsunami, aconteceu às 9h26 do horário local (11h26 de Brasília), com epicentro a 45 quilômetros ao leste da cidade de Sibolga (Sumatra) e 220 quilômetros ao sudeste de Medan, a capital (Sumatra), segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Trata-se de uma região bastante povoada segundo o Sistema de Coordenação e Alerta para Desastres Globais (GDACS, na sigla em inglês) da União Européia (UE), que estima que, em um raio de 50 quilômetros, residem 657.000 pessoas.

A ilha de Sumatra foi atingida nas últimas semanas por fortes terremotos superiores aos 5 graus da escala Richter, e há três meses um terremoto de 7,5 graus causou três mortos, 25 feridos e centenas de casas e edifícios destruídos na ilha de Simeulue.

Foi exatamente em Sumatra onde em 26 de dezembro de 2004 se formou o tsunami que destruiu uma dúzia de nações banhadas pelo Oceano Índico e causou a morte a mais de 226.400 pessoas.

A Indonésia está localizada sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que sofre com cerca de sete mil tremores por ano, a maioria de pouca magnitude. EFE jpm/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG