Sydney (Austrália), 10 fev (EFE).- Um terremoto de 5,7 graus na escala Richter sacudiu hoje a ilha de Bougainville, na região oriental de Papua Nova Guiné, mas não deixou vítimas ou danos materiais, de acordo com as autoridades locais.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, assinalou que o tremor ocorreu às 5h18 (horário de Brasília) e teve epicentro a 61 quilômetros de profundeza, a aproximadamente 870 quilômetros a nordeste de Port Moresby, a capital.

Bougainville tem a condição de região autônoma papuana, com população de aproximadamente 170 mil habitantes, e faz fronteira com as ilhas Salomão, tendo sido chamado de Salomão do Norte.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, está sobre o "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por mais de 7 mil tremores por ano, a maioria moderados.

Em abril de 2007, um terremoto de 8,1 graus gerou um tsunami que causou dezenas de mortes e arrasou a localidade papuana de Gizo. EFE mg/fm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.