Terremoto abala norte do Japão

Um terremoto de 7 graus na escala Richter abalou a costa norte japonesa nesta quinta-feira, segundo a agência sismológica do Japão, que emitiu um alerta de tsunami, posteriormente suspenso.

AFP |

O tremor ocorreu às 09H21 local (21H21 Brasília) e seu epicentro foi situado a 20km de profundidade, no litoral da ilha de Hokkaido, na região de Tokachi, a cerca de 700km ao norte de Tóquio, informou a Agência.

O abalo foi sentido em toda ilha de Hokkaido e no norte da maior ilha japonesa, Honshu.

A agência sismológica advertiu que ondas de até 50cm de altura poderiam atingir a costa leste de Hokkaido e o litoral de Honshu, mas o tremor provocou apenas ondas de 10cm, que chegaram aos portos da região de Tokachi.

"Estamos recolhendo informações sobre danos e até o momento não há relato de feridos", declarou um responsável da subprefeitura de Hidaka, na ilha de Hokkaido.

Outro terremoto, de 5,3 graus Richter, ocorreu apenas 10 minutos após do tremor principal, na mesma região, mas a 30km de profundidade.

Horas antes, na Indonésia, um terremoto de 7,6 graus abalou a zona das ilhas Molucas, no leste do arquipélago, e as autoridades também lançaram um alerta de tsunami.

O abalo ocorreu às 05H00 local (19H00 Brasília) e foi situado a 122km a noroeste da cidade de Ternate, na província das Molucas do Norte, segundo a Agência Meteorológica e Geofísica de Jacarta.

Até o momento não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

mis/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG