Terminam votações para eleições municipais e europeias no R.Unido

Londres, 4 jun (EFE).- Os colégios eleitorais onde os cidadãos do Reino Unido votaram hoje para escolher 72 deputados do Parlamento Europeu e 34 Governos municipais da Inglaterra fecharam às 18h (de Brasília, 15 horas após sua abertura.

EFE |

Ao fim da votação, que começou às 3h (de Brasília), teve início a apuração dos votos das eleições britânicas, cujo resultado será anunciado ao longo desta sexta-feira.

Já o resultado das eleições europeias só sairá domingo às 17h (de Brasília), quando também serão anunciados os de outros países da União Europeia (UE).

No Reino Unido, as eleições ao Parlamento Europeu ficaram em segundo plano em relação às municipais parciais, que -embora também deva ter tido baixa participação- são vistas como um termômetro do apoio do eleitorado ao Governo trabalhista de Gordon Brown, imerso em uma grave crise política.

Tanto nas eleições europeias como nas municipais, as pesquisas de boca de urna preveem a derrota do partido do primeiro-ministro, cujo futuro político depende em parte do tamanho desse fracasso previsto nas enquetes e do apoio que terá dentro da legenda.

Tudo indica que os trabalhistas serão os mais castigados pelos eleitores, não só pelo escândalo do abuso de gasto de dinheiro público, mas também pela gestão da crise econômica.

Em nível europeu, as pesquisas publicadas nos últimos dias previam que os trabalhistas não passarão de 16% dos votos, número largamente superado pelos conservadores, com 30%, e o antieuropeu Partido pela Independência (Ukip), com 19%. EFE jm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG