Terminam sem acordo conversas entre China e Índia sobre fronteiras

Pequim, 19 set (EFE).- Representantes da China e da Índia concluíram hoje dois dias de conversas para tentar resolver divergências em relação a fronteiras, em negociações nas quais não chegaram a acordos.

EFE |

"O conselheiro de Estado chinês Dai Bingguo e o conselheiro de Segurança Nacional indiano M. K. Narayanan lideraram suas delegações para as conversas, que foram pragmáticas, honestas e amistosas", informou o Ministério de Assuntos Exteriores chinês em comunicado.

Esta é a 12ª segunda rodada de conversas desde que, em 2003, os dois países designaram representantes especiais para encontrar uma solução para a delimitação de suas fronteiras, um problema que perdura nas últimas décadas.

As duas delegações decidiram que manterão as conversas e buscarão uma solução "justa e razoável" que seja aceitável para ambos os países.

A próxima rodada de conversas acontecerá na Índia, segundo este mesmo comunicado.

A China e a Índia reduziram nos últimos anos as tensões sobre a região de Kashmir, que apesar disso continua militarizada e com áreas sob administração chinesa, como Aksai Chin, e Jammu e Kashmir, sob a da Índia. EFE mz/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG