Termina terceira e última saída ao espaço de astronautas do Discovery

Dois astronautas do ônibus espacial Discovery concluíram nesta segunda-feira a terceira e última saída orbital desta missão, sem conseguir desbloquear o mecanismo de acoplamento de uma plataforma de carga externa da Estação Espacial Internacional (ISS).

AFP |

Richard Arnold e Joseph Acaba, dois ex-professores de ciências, voltaram à câmara de descompressão da ISS pouco depois das 22H00 GMT (19H00 Brasília), ao final de 6 horas e 27 minutos de missão.

"Estão deixando a Estação Espacial claramente em melhor estado e lhes agradecemos por seu trabalho", disse um supervisor da missão em Houston.

Os astronautas já haviam tentado, no sábado passado, desbloquear o mecanismo de acoplamento da plataforma, e após novas tentativas hoje, ficou decidido deixar o problema para a próxima missão.

"Vamos ter que analisar mais este problema", disse um dos responsáveis da missão em Houston.

Os astronautas realizaram com sucesso todas as demais tarefas previstas para hoje, incluindo o deslocamento do chamado "Mobile Transporter", um veículo que se move preso a um trilho de um lado a outro da Estação Espacial.

O "Mobile Transporter", que auxilia na manutenção do braço mecânico da ISS e do robô Dextre, foi deslocado para uma extremidade da Estação para uma futura missão.

Arnold e Acaba também engraxaram a articulação da mão do braço mecânico da ISS e instalaram mantas térmicas sobre o robô Dextre.

js/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG