Termina segunda reunião de Rússia e Geórgia sobre conflito no Cáucaso

Genebra, 19 nov (EFE).- O segundo encontro entre a Rússia e a Geórgia para buscar uma solução para o conflito por causa das regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia terminou hoje, em Genebra.

EFE |

Essa informação foi dada por um membro da delegação russa, pouco antes do início de uma entrevista coletiva convocada pelas três partes mediadoras nestas discussões: a ONU, a União Européia (UE) e a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), que será seguida de coletivas de russos e georgianos.

Esta era a segunda vez que aconteciam estas discussões com mediação internacional, um mês depois do fracasso de uma primeira reunião.

Para evitar um novo fracasso, desta vez, o formato foi de discussões "informais", em forma de dois grupos de trabalho que debateram, respectivamente, sobre a segurança e a estabilidade no Caúcaso, e sobre os milhares de deslocados deixados pelo conflito armado de agosto.

Para a Geórgia, sua integridade territorial continua sendo inegociável.

O conflito em agosto explodiu quando a Geórgia lançou uma operação surpresa para tentar recuperar o território da Ossétia do Sul, que estava "de fato" sob controle russo, o que provocou uma forte contra-ofensiva de Moscou. EFE vh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG