Termina o pleito provincial de Québec

Toronto (Canadá), 8 dez (EFE).- Os centros de votação de Québec, que elege um novo Parlamento regional e o Governo provincial, fecharam suas portas hoje às 20h locais (23h de Brasília).

EFE |

O Partido Liberal de Québec (PLQ), do primeiro-ministro provincial, Jean Charest, era apontado como favorito nas pesquisas para conseguir a maioria das 125 cadeiras da Assembléia Nacional de Québec.

Seu principal rival é o defensor da soberania Partido Quebequense (PQ), de Pauline Marois, que nas enquetes contava com 32% de apoio popular.

Em 1980 e em 1995, com o PQ no poder, a província de Québec realizou dois referendos separatistas. O último foi vencido pelos federalistas por uma pequena margem, de 50,6% contra 49,4% dos partidários da soberania.

Durante a campanha eleitoral, Marois praticamente ignorou o papel de defensor da soberania e centrou sua campanha na situação econômica da província.

O terceiro partido é o autonomista Ação Democrática de Québec (ADQ), de Mario Dumont, que segundo as enquetes terá 15% do apoio popular.

A jornada eleitoral discorreu sem incidentes. EFE jcr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG