Termina hoje o horário de verão brasileiro

São Paulo, 20 fev (EFE).- A metade sul do Brasil terá que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite de domingo, quando termina o horário de verão.

EFE |

Os brasileiros do Distrito Federal e de outros dez estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país terão que ajustar os ponteiros para as 23h de sábado quando os relógios marcarem 0h de domingo.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), "a geração térmica evitada" com o horário de verão, que passou a vigorar em mais da metade do território brasileiro em outubro do ano passado, fez os consumidores economizarem o equivalente a R$ 30 milhões.

"A redução da energia proporcionada pelo horário de verão foi da ordem de 0,5%", indica um comunicado do ONS, que acrescenta que isso equivale a 11% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 6 milhões de pessoas.

A mudança de hora durante os meses de verão propiciou uma "redução na demanda da ordem de 2.500 megawatts durante o horário de pico", o mesmo que "aproximadamente 80% da carga no horário de pico na cidade de Rio de Janeiro ou o triplo da da cidade de Brasília".

EFE az/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG