Termina cerimônia de posse de Obama

Washington, 20 jan (EFE).- A cerimônia de posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos terminou hoje, por volta das 15h30 (de Brasília), em um ambiente de emoção e alegria por parte das centenas de milhares de pessoas reunidas em frente ao Capitólio.

EFE |

Obama falou pela primeira vez como presidente à nação para pedir, nestes tempos de crise econômica e guerras no exterior, uma nova "era de responsabilidade" para enfrentar os desafios.

No discurso de posse, reconheceu que os desafios que o país enfrenta são novos, mas não "ocorre o mesmo com os valores para seguir em frente".

O novo líder citou, concretamente, "o trabalho duro e a honestidade, a coragem, o fair play, a tolerância e a curiosidade.

Todos estes foram a força silenciosa de nosso progresso através da história".

Após a cerimônia, que terminou com a interpretação do hino nacional, Obama e a família participarão de um almoço com os congressistas no Capitólio, no qual o menu se inspirou nos gostos de Lincoln à base de sopa de frutos do mar, faisão e bolo de maçã.

Depois, às 14h30 (17h30 de Brasília), Obama irá de limusine à Casa Branca em um desfile no qual participarão mais de 90 bandas de música, carros e grupos comunitários.

Tradicionalmente, o presidente percorre o último lance e entra a pé na Casa Branca, que se transformará em sua residência oficial durante os próximos quatro anos. EFE pgp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG