Termina 4ª e última saída espacial dos astronautas do Endeavour

Dois astronautas da tripulação do ônibus espacial americano Endeavour concluíram na madrugada desta terça-feira a quarta e última caminhada de sua missão pelo espaço, realizando todas as tarefas e reparos previstos, informou um porta-voz da Nasa .

AFP |

Os astronautas Steve Bowen e Shane Kimbrough fecharam a escotilha da câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS) à 00H31 GMT de terça-feira, revelou o comentarista da TV da Nasa.

A saída durou 6 horas e sete minutos, 23 minutos menos que o previsto.

Durante essa saída orbital, a dupla acabou de substituir e lubrificar os rolamentos do sistema de rotação de um dos painéis solares da ISS, que estava danificado e não podia ser orientado, de forma adequada, na direção do Sol.

Nasa

Astronautas fazem reparos na nave Endeavour

Os astronautas também instalaram uma câmera em uma das vigas da ISS e anexaram uma antena GPS (Global Positioning System) sobre o módulo japonês Kibo.

A Nasa decidiu, hoje, prolongar a missão por mais 24 horas, disse à AFP o porta-voz do Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas, sul dos EUA), Bill Jeff.

A tripulação terá, assim, mais tempo para fazer funcionar uma nova máquina de 250 milhões de dólares, enviada para a estação orbital pelo Endeavour e que permitirá reciclar a urina, o suor e a água suja, transformando-os em água potável.

Os tripulantes poderão transportar de volta para a Terra a água produzida pela máquina para ser analisada.

Essa máquina é essencial para duplicar a capacidade de abrigo da ISS, de três para seis tripulantes, já que será possível reciclar 6,8 toneladas de água potável por ano. Até agora, a água potável necessária para a tripulação da ISS é levada por ônibus espaciais.

O Endeavour se desprenderá da ISS na sexta-feira, 28 de novembro, e aterrissará na Flórida (sul dos EUA) no domingo à tarde, e não no sábado.

O ônibus espacial transportou 14,5 toneladas de materiais e equipamentos. Além da máquina de reciclagem de urina, os sete membros da tripulação do Endeavour levaram um congelador e um forno, destinados a experimentos científicos no laboratório americano Destiny, e mais duas cabines, que servirão de quarto.

A nave também transportou dois novos fornos para esquentar comida, uma nova geladeira para alimentos e bebida e aparelhos de ginástica.

Leia mais sobre: Endeavour

    Leia tudo sobre: endeavour

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG